Efeitos colaterais da Noz da India



Conheça os efeitos colaterais da Noz da Índia

Muito popular no Brasil quando o assunto é a perda de peso e a conquista do corpo perfeito, a noz da índia é amplamente procurada por homens e mulheres de todas as idades. 

Apesar da sua popularidade, esta semente tem alguns efeitos colaterais que, ao longo dos últimos anos, têm sido observados com maior frequência em seus usuários e, consequentemente, estudados com maior profundidade com relação à sua compreensão.

 O que é a noz da índia e para que serve?


 A noz da índia é uma semente fitoterápica que tem propriedades laxantes e diuréticas, sendo por isso utilizada por muitas pessoas que visam o emagrecimento e a perda de gordura localizada. Entre as suas possibilidades de aplicação, encontram-se:



efeitos colaterais da noz da india
§                      Redução de triglicérides e colesterol;
§         Combate a celulite;
§        Redução da fome e da vontade de ingerir alimentos doces;
§        Redução da ansiedade;
§        Prolongamento da sensação de saciedade (possível graças à elevada concentração de fibras);
§        Prevenção da prisão de ventre;
§        Melhoria da aparência e textura da pele e cabelos.

Porque é que surgiu uma preocupação maior com os efeitos colaterais da noz da índia?

            Com a popularização no país com relação ao seu consumo, muitos consumidores começaram a apresentar sintomas indesejáveis decorrentes do uso da noz da índia, frequentemente associados a regimes de perda de peso baseados em dietas restritivas e sem o necessário aporte calórico e nutricional para as necessidades dos indivíduos. 

Assim, médicos e acadêmicos têm se debruçado com maior atenção sobre os efeitos colaterais da noz da índia, buscando compreender melhor as suas ações sobre o organismo humano de modo a orientar melhor as pessoas que se interessam por ela e no seu uso para fins de perda de peso e gordura corporal localizada.

Reais Efeitos colaterais da noz da india

            Conforme explicado anteriormente, a noz da índia possui alguns efeitos colaterais que podem ser considerados negativos, nomeadamente:

§      Cansaço,
§    Cólicas intestinais, gases e diarreia: estes sintomas são devidos à falta de potássio no organismo, relativamente comum na(s) primeira(s) semana(s) de uso da semente e que tende a passar rapidamente. Assim, a ingestão de uma banana por dia é uma excelente ação com vista ao fornecimento da quantidade de potássio necessária ao organismo e à cessação desses sintomas.

§          §        Complicações gástricas
§     Complicações digestivas
§     Náuseas
§     Hipotensão
§     Desidratação: devido ao seu elevado poder diurético, a noz da índia pode conduzir, em alguns casos, a um quadro de desidratação. Nesse sentido, a ingestão mínima de dois litros de líquido por dia (água, chá, sucos naturais, água de coco e infusões) faz-se necessária para evitar complicações neste nível.

Assim sendo, é importante atentar que o consumo de noz da índia – especialmente com periodicidade diária – deve ser acompanhado por um especialista de saúde, nomeadamente médico endocrinologista ou nutricionista. 

A realização de uma avaliação individual, personalizada e adequada às necessidades e características de cada pessoa é extremamente importante para garantir que o consumo é realizado de maneira correta, sem prejuízo do bem-estar físico e mental de seu consumidor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google+