Como melhorar a circulação sanguínea



melhorar a circulação sanguinea

Você sofre com pés frios não apenas em tempo de inverno? Ou às vezes você sente dormência em certas partes do corpo especialmente nos pés? Você também pode ter inchaço e retenção de água especialmente nos pés, ou sensação de cãibras e alfinetadas e agulhas nas pernas ou braços. Estes são apenas alguns dos sintomas mais comuns que podem resultar da má circulação. Observe neste artigo algumas dicas para melhorar a circulação sanguínea.

Porque melhorar a circulação sanguínea  é tão importante?


A circulação do sangue no nosso corpo é impulsionado pelo coração, que oferece um fornecimento constante de sangue para o corpo através dos vasos sanguíneos. Este processo assegura o transporte de oxigênio e nutrientes para todas as células do seu corpo, e há também a remoção de resíduos metabólicos do corpo. A circulação do sangue é essencial para um organismo saudável, a fim de manter o metabolismo a nível celular, mantendo os níveis de pH do corpo, pressão osmótica, estabilizar a temperatura do corpo e a proteção da microbiana e danos mecânicos. É por este motivo que preservar e melhorar a circulação sanguínea é tão importante.

Dicas para melhorar a circulação sanguínea


Os problemas começam quando o fluxo sanguíneo torna-se restrito a determinadas partes do corpo. Embora possa afetar qualquer parte do corpo, geralmente as pessoas irão notar nos dedos dos pés. Para manter a sua circulação  normal, aqui estão cinco dicas para melhorar a circulação sanguínea.

Parar de fumar

Se você fuma, você está prejudicando seu corpo. A causa principal da má circulação é a nicotina encontrada nos produtos do tabaco. Deixar de fumar pode ser difícil, por isso é melhor criar um plano e consultar com um médico sobre qual opção de cessação do tabagismo seria melhor trabalhar com você.

Mantenha-se hidratado

A desidratação pode ser um sério problema médico, por diversas razões, e má circulação é um deles. Plasma, o que torna-se mais da metade do volume total de sangue, é constituído por cerca de 93 por cento de água. Recomenda-se que você beba pelo menos oito copos de água por dia, embora isto possa aumentar dependendo do seu nível de atividade física. Tenha em mente que o álcool e cafeína pode ter um efeito desidratante em seu corpo. Manter-se hidratado é uma boa maneira de melhorar a circulação sanguínea.

Começar a praticar exercício

Quando você pratica exercício aeróbio, você está fazendo mais do que queimando gordura e construindo músculos. Exercícios aeróbicos, como corrida, remo, ciclismo e caminhada rápida, vai aumentar a sua frequência cardíaca e dar ao seu sistema circulatório um impulso. Com pelo menos 30 minutos de exercícios vigorosos diários, você pode melhorar a capacidade do seu corpo de circular o sangue e com isso melhorar a circulação sanguinea.

Tome um banho morno

Para a melhoria temporária de sua circulação, tomar um banho quente fará com que suas artérias e veias fiquem dilatadas, o que dá mais espaço para o sangue fluir. Um efeito similar pode ser o de vir a beber chá quente ou água quente.

Reduzir o estresse

Pode ser difícil, mas cortando as tensões em sua vida você conseguirá baixar a pressão arterial e melhorar a sua circulação. Certifique-se de começar a dormir bem, tirar uma folga do trabalho, ocasionalmente, e evitar alimentos insalubres. Encontrar um hobby de baixo impacto pode ajudá-lo a contrabalançar o estresse que existe em outro lugar em sua vida.

Essas dicas parecem simples mas podem ser muito significativas, espero que com elas você consiga resolver seu problema de circular, ou ao menos, melhor essa circulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google+