Nariz entupido na gravidez



Como  resolver o problema do nariz entupido na gravidez


Nariz entupido na gravidez
Conhecida como rinite gestacional chega a atingir 30% das gestantes, é uma condição de nariz escorrendo ou entupido sem quaisquer sintomas de resfriado ou alergia uma ocorrência da gravidez.

É comum em muitas mulheres, já no segundo mês de gravidez, a ficar com o nariz entupido, e o consolo é saber que a sensação melhora logo depois do parto e costuma ir embora de vez depois de 15 dias.



Ocorre o nariz entupido na gravidez devido aos níveis mais altos de hormônio estrogênio circulando no corpo e esse hormônio contribui para que as mucosas do nariz fiquem mais inchadas e assim o organismo produza mais muco, tendo outro fator que é o volume de sangue durante a gravidez e o inchaço de veias na parede do nariz, como também esse, digamos assim, fenômeno é o responsável pelo ronco das grávidas.

Para saber se o nariz está entupido por causa da gravidez ou por um resfriado, terá que observar os sintomas, ou seja, se a grávida não apresentar sintomas, é provável mesmo que se trate de rinite gestacional, mas se o nariz entupido for seguido, acompanhado de espirros, tosse, dor no corpo, dor de garganta ou até mesmo febre, provavelmente é resfriado, gripe ou algum outro tipo de infecção, devendo procurar o seu médico.

Nas gestações são mais comuns também as sinusites, é preciso avisar ao profissional, quando aparecer os sintomas como febre, dor de cabeça ou dentro do olho, pressão no rosto, catarro amarelo ou esverdeado, dor na parte superior das mandíbulas e alteração no olfato.

Existem casos de alergias na gravidez, que além do nariz entupido ou escorrendo com líquido transparente e aguado, ocorrem os sintomas de muitos espirros e coceiras nos olhos, garganta, ouvidos e no nariz, o problema maior é que elas são imprevisíveis podendo melhorar ou piorar por conta própria, sem nenhum aviso ou tratamento. E muitas mulheres passam a ter alergias e elementos que não causavam antes da gravidez.

O caso é que nem sempre a grávida vai conseguir descobrir a causa do nariz entupido, e poderá até se sentir frustrada por sofrer de mais um mal ao mesmo tempo com enfrentar uma rinite gestacional ao mesmo tempo junto com alergias.

Como aliviar o nariz entupido na gravidez


Algumas maneiras que podem ajudar nos resfriados também podem auxiliar contra o nariz entupido na gravidez, como:

- Inalador, fazer inalações com soro fisiológico até três vezes ao dia, principalmente antes de dormir, e se não tiver inalador encher uma tigela com água bem quente, cobrir a cabeça com uma toalha e aproximar o nariz da superfície, inspirar e expirar o ar algumas vezes, com esse procedimento ajudará a respirar bem melhor;

- Tomar banho quente, assoando e lavando bem o nariz, tentando tirar o máximo de muco para fora;
- Beber bastante água, alivia bastante os sintomas;
- Dormir com a cabeça elevada por um travesseiro;
- Usar soro fisiológico e seringas sem agulhas com aproximadamente 10 ml, para lavar bem o nariz por dentro;
- Colocar um umidificador de ar no quarto, perto da cama, e não esquecer de trocar a água diariamente para não criar micro organismos;
- Evitar ambientes que possam irritar mais ainda a flora nasal, como tintas, vapores químicos e principalmente fumaça de cigarro.

Se o nariz entupido está incomodando muito, o seu médico poderá receitar remédio ou até spray nasal que seja segura para a situação das grávidas, tomando o cuidado de não exceder porque podem provocar uma volta da infecção e o problema agravar.

Mas os médicos aconselham a não usar medicamentos no primeiro trimestre da gravidez, pois é quando o bebê ainda está se formando, e é recomendado não usar nada que não tenha especificado e receitado pelo médico.

O mais importante de toda essa sensação desagradável de entupimento nasal é que não dura para sempre e ainda não tem nenhum efeito prejudicial ao bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google+