Afta na boca, como curar com remédios caseiros




Afta na boca remédios caseiros

Afta na boca, as melhores formas de curar rápido

Afta na boca. Provavelmente em alguma ocasião você deve ter passado por um incômodo com algumas delas na boca que costumam permanecer durante muitos dias.

As aftas na boca são bastante comuns e aparecem de maneira inesperada e costuma permanecerem durantes dias. Causam muita dor e desconforto e em alguns casos desaparecem da mesma forma como veio, de forma inesperada.
Se neste exato momento você está sofrendo com uma afta na boca, te aconselho a ler este artigo até o final e ver como fazer para que a afta desapareça de forma mais rápida.

O que são Aftas?


As aftas são nada mais que feridas benignas abertas na boca que aparecem em forma de inflamação de cor branca ou amarela no centro e vermelho vivo ao redor. Uma coisa que poucas pessoas sabem é que as aftas dolorosas são mais freqüente nas mulheres do que nos homens e costumam aparecer independente da idade que se tenha.

Costumam aparecer na mucosa da boca, nas bochechas, nos lábios, na língua ou na base das gengivas. Geralmente começam com uma sensação de ardor, depois já se pode notar uma mancha ou uma protuberância vermelha.

Sintomas da afta


Os sintomas da afta na boca são: ardor, dor ao mastigar, desconforto e em alguns casos quando saem muitas de uma só vez pode apresentar sensação de febre e mal estar.

As causas das aftas


A afta na boca pode estar ligada a problemas do sistema imunológico. Podem ocorrer depois de uma lesão bucal quer seja ocasionada numa escovação mais agressiva ou até mesmo ao morder algum canto da boca.
Pode-se dizer que as aftas são desencadeadas por:
Estresse emocional
Falta de certas vitaminas e minerais na alimentação
Período menstrual
Mudanças hormonais
Alergia a alguns alimentos
Tratamento caseiro para afta na boca
Geralmente não é necessário um tratamento, pois em grande parte dos casos as aftas costumam desaparecer sozinhas. A dor vai diminuindo em uma semana e sua cura se dá em 2 ou 3 dias.

Se você tem afta não deve evitar os alimentos quentes e muito condimentados, pois a afta é muito sensível a temperatura quente e a alguns codimentos.

Fazer gargarejos com água e sal pode ajudar a aliviar a dor causada pelas aftas. Existem alguns remédios nas farmácias que podem ajudar no processo de cicatrização da área inflamada. Porém aqui alguns procedimentos que podem ser feitos para curar a afta na boca com maior rapidez.

Tratamento caseiro para afta na boca com babosa

A babosa possui um grande poder de regeneração, você pode comprar a babosa que custa muito barato nas feiras e casas e casas de ervas e aplicar o gel da planta com o auxílio de um cotonete. O ideal é usar o gel no local afetado várias vezes ao dia para que a cura seja mais rápida.

Gargarejo com bicarbonato para afta na boca

Fazer uma mistura de com uma colher de chá de bicarbonato e meio copo de água morna. Use esta mistura para fazer um gargarejo varias vezes ao dia. Isso além de aliviar a dor também ajuda a curar a afta mais rápido.

Gargarejo com vinagre para afta na boca

Basta colocar 2 dedos de vinagre em um copo + 2 dedos de água morna misturar e fazer o gargarejo varias vezes ao dia.

Canela para acabar com a afta

A canela não serve apenas para ajudar a emagrecer e dar sabor a alguns alimentos, ela possui propriedades com alto pode de cura, pois é: antiinflamatória, anti-bactericida, analgésica, fungicida e estimulante.

Para usar a canela para tratar as aftas basta colocar uma colher de chá de canela em pó em meio copo de água quente, esperar esfriar e fazer um gargarejo varias vezes ao dia.

Água oxigenada para afta

Dilua uma colher de água oxigenada em meio copo de água e faça um enxague bucal ao menos 3 vezes ao dia.

Dica: Muitas pessoas em seus depoimentos em alguns blogs garante que o procedimento para acabar com a afta na boca mais rápido é o uso do bicarbonato em pó, puro direto no local. Vai arder muito mas passa e cura em questão de horas.


Alimentos recomendados para quem tem afta


Maçã: seu grande pode anti-bactericida é muito eficaz no combate as aftas. O ideal é mastigar bem e passar no local afetado com o auxílio da língua.

Yogurt: Acredita-se que é rico em lactobacilos acidófilos e ajuda nas feridas bucais.

Outros alimentos são: bananas, abacates, pepinos, espinafre, milho, aipo, etc.


Como evitar a afta
Umas das causas mais comuns do aparecimento das aftas, é o estresse. Portanto tentar não se estressar já é um grande passo na prevenção deste mal. Outra forma de se evitar a afta na boca, é não deixar de lado a higiene bucal. Ao escovar os dentes, procure fazer uma higiene na língua e no lado interno das bochechas também. Aderir ao uso de enxaguante bucal também é muito bom, pois além de manter os dentes sempre limpos deixa a região bucal livre das bactérias que possam causar as aftas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google+