Como fazer uma boa redação



Como fazer uma boa redação
Como fazer uma boa redação - Dicas que funcionam

A redação tem sido exigida em diversos concursos públicos, em trabalhos escolares e no ENEM, por isso saber como fazer uma boa redação é essencial para alcançar o sucesso se for prestar alguns desses testes.


Não há como fazer uma boa redação se você não tiver um bom domínio da escrita do português e para ter um bom vocabulário é de vital importância criar o hábito de ler, quem lê muito escreve bem.
Procure ter clareza no que escreve, não pense em escrever deixando idéias subentendidas pensando que o leitor irá saber do que se trata ao ler, o melhor é ser bem claro, fazer-se entender, deixe suas idéias e opiniões bem evidenciadas.

Como fazer uma boa redação usando a simplicidade


Não se preocupe em escrever palavras cultas que você não sabe o que significa, o importante é não sair do tema proposto, é organizar as idéias de forma que façam sentido, por isso pode escrever com simplicidade.

Seja objetivo, não repita muitas palavras ou idéias, descarte o desnecessário e vá direto ao assunto, assim não corre o risco de errar repetindo tudo.

Para fazer uma boa redação a coerência é um fator primordial, as idéias devem seguir uma ordem formando o corpo da redação, se achar necessário explique o fato narrado, aponte as consequências de forma que tudo fique coerente.

Como fazer uma boa redação destacando os pontos principais


Chame a atenção do leitor para as partes mais importantes principalmente na introdução, esse é o momento de despertar a curiosidade do leitor para que ele continue lendo sua redação e faça uma boa conclusão relembrando a idéia inicial.

Leia e releia quantas vezes forem necessárias, é preciso pensar, planejar a redação, não pense no tempo, a pressa pode atrapalhar seu raciocínio e comprometer a redação, por isso escreve com calma.
Analise para ver se cumpriu as etapas de como fazer uma boa redação, procure idéias ou palavras repetidas e substitua por outras expressões, atente-se para os erros de ortografia e acentuação, isso é inaceitável em redações.

Mantenha-se informado, geralmente os temas propostos são da atualidade e não ter conhecimento sobre esses assuntos irá impossibilitá-lo de fazer uma boa redação.

Enriqueça sua redação com texto   históricos

Inserir contextos históricos enriquece sua redação, um exemplo é se o tema for “o racismo” você pode acrescentar trechos comentando sobre a abolição da escravatura e comparar com a atualidade.
A quantidade de linhas para cada parte da redação como introdução, desenvolvimento e conclusão não tem um padrão, no entanto, é plausível que o desenvolvimento seja maior do que a introdução e a conclusão. Não se esqueça da pontuação nas frases, falhas neste sentido tira todo o crédito do texto. Veja algumas regras de pontuação aqui.

Ficar tranquilo é o primeiro passo depois siga as dicas de como fazer uma boa redação e arrase!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google+