terça-feira, 12 de novembro de 2013

Os benefícios da aroeira, como fazer o chá e o banho de acento

os benefícios da aroeira  como fazer o chá da aroeira


Os benefícios da aroeira 

Quem vê o tamanho da planta não imagina que ela tenha tanto poder de cura. Por ser uma árvore de pequeno porte. Seus frutos são arredondados, avermelhados e  pequenos. Muitos homeopatas respeitam o poder da planta e aconselham  o chá  aroeira  nos casos de atonia muscular, distensão dos tendões, artrite, reumatismo, fraqueza dos órgãos digestivos, tumores entre outros... Outros nomes da planta: Aroeira-mansa, aroeira-vermelha, araguaraíba, corneíba.


As folhas da aroeira são dotadas de propriedades balsâmicas, pelo que se usam para curar úlceras. Mas olha a aroeira de que aqui estamos falando não pode ser confundida com as aroeiras bravas ou aroeiras brancas. O simples cheiro das mesmas, ou as partículas que delas de desprendem ao serem cortadas, a seiva ou a madeira seca, ou mesmo a terra em que crescem suas raízes podem causar uma afecção cutânea semelhante à urticária, edema ou eritema. Para estes casos, as lavagens com o decoto das folhas da aroeira mansa são uma remédio eficaz.

 “A Aroeira (Schinus terebinthifolius Raddi) é uma espécie nativa do Brasil, pertencente à família Anacardiaceae, com larga distribuição em regiões de temperatura moderada. A S. terebinthifolius, conhecida popularmente como aroeira-vermelha, possui alto valor agregado devido a sua aplicação na produção de couro, na culinária e, ainda, na indústria química e farmacêutica. Informações indicam para essa espécie o uso como adstringente, tônica, estimulante, depurativa, cicatrizante, imbrífugo, afecções uterinas, antioxidante e antiinflamatória. A aroeira mansa é uma árvore de porte pequeno, que tem muitas propriedades em suas folhas e casca. Sendo usada para diversas aplicações, seja na forma de chá ou até de banhos e compressas.”
Estas lavagens são boas também contra a erisipela e outras moléstias provocadas por bactérias e que se manifestam em forma de edema ou eritema.

Veja as indicações e benefícios do chá da aroeira:

·         Adstringente,
·         Balsâmico,
·         Cicatrizante;
·         Diurético,
·         Laxante,
·         Depurativo,
·         Afrodisíaco,
·         Dores ciáticas,
·         Reumatismo,
·         Febre,
·         Para diarréias,
·         Gota,
·         Ínguas,
·         Feridas,
·         Inflamações diversas,
·         Leucorreia,
·         Problemas urinários,
·         Sífilis.

Como fazer o chá da aroeira
Como fazer o chá de aroeira, como fazer banho de acento com a aroeira

·         Ferve-se um litro de água e acrescenta-se 100g das folhas da aroeira. Se preferir, pode ser adoçado e tomam-se três a quatro colheres de sopa ao dia.

·         Fazer a decocção de um litro de água com três ou quatro pedaços (20 ou 30g) da casca de aroeira por 5 minutos e, depois de frio beber como água.

·         Para preparar banhos: cozinha-se 1 litro de água com 25g de cascas da planta e toma-se um banho o mais quente que se consiga suportar, por quinze minutos. Estes banhos com a aroeira são usados em caso de afecções de pele e reumatismos.

O chá de aroeira também é indicado para  reumatismo, ínguas e antinevrálgico.
·         O chá de aroeira é adstringente e tônico, útil nas feridas, tumores e inflamações. É utilizado, também, contra reumatismo, ínguas e antinevrálgico.

·         Lave bem três a quatro pedaços de casca e ferva em um litro água de 5 a 10 minutos. Após esfriar, pode ser colocado na geladeira.

Chá de aroeira para curar feridas.
As folhas da planta são balsâmicas e freqüentemente usadas para curar feridas, erisipela, infecções cutâneas causadas por bactérias, entre outras. O chá das folhas é aplicado em compressas nesses casos. Assim também quando o caso é de doenças reumáticas, artrite, distensão de tendões, dores ciáticas e gota, sendo aplicadas massagens ou compressas e banhos bem quentes.
Obs. Em infusão ou decocção, deste chá pode ajudar em casos de doenças internas, como do trato urinário, problemas com os órgãos digestivos, diarreias, tumores linfáticos, entre outras.

Chá de aroeira para infecção vaginal.
A aroeira é um excelente remédio caseiro e natural para a infecção vaginal. Esta planta medicinal pode ser utilizada interna ou externamente, em forma de lavagens genitais e em forma de chá. A aroeira (Schinus terebinthifolius Raddi) é efetiva e segura para o tratamento da vaginose bacteriana e é benéfica para a flora da região íntima feminina, sendo útil no combate a qualquer infecção nesta área.

Como fazer o chá da aroeira para infecção vaginal
·         1 litro de água fervente;
·         100 g de cascas de aroeira.

Obs. Coloque os dois ingredientes em uma panela e deixe ferver por cerca de 5 minutos. Tape, deixe amornar e coe.
Este chá pode ser utilizado para lavar a região genital e pode ser consumido (ingerido) em até três vezes ao dia.
*Não desaparecendo os sintomas procure ajuda médica.

Veja mais dicas:

Saúde e bem estar

Cuidados com o corpo e pele

Cebelos

Emagrecer

Dicas uteis

Tags: Como fazer o chá da aroeira, como beber o chá da aroeira, os benefícios da aroeira, aroeira para corrimento, aroeira para infecção, aroeira para feridas, banho de acento com aroeira, como fazer banho de acento com aroeira.

Um comentário:

  1. Muito boas as dicas.
    Eu tenho pés de aroeira em meu quintal.

    http://miscigenadamenteafro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Google+