Como Acabar com o mau hálito



como-acabar-com-o-mau-halito

Dicas para se livrar do mau hálito

Como sempre dizem, o sorriso é o nosso cartão postal, e por isso os dentes sempre precisam estar bonitos. Mas de nada adianta ter um sorriso impecável e sair por aí exalando mau cheiro toda a vez que abrir a boca. O mau hálito é algo que realmente incomoda a quem o exala.   Se existe uma situação que é realmente desagradável, é conversar com uma pessoa que tem mau hálito. É desconcertante para a pessoa que está com mau hálito, e insuportável para a pessoa que sente o mau hálito alheio.


Um estudo apontou que, 40% dos brasileiros têm mau hálito permanente. E ainda por cima não faz nem idéia disto. A questão é que o olfato da pessoa acaba se habituando com o mau cheiro e já nem percebe que tem alguma coisa errada.

Por que o mau hálito aparece?

As causas para o mau hálito são diversas... Na maioria das vezes, são problemas bucais, inflamações, má escovação, gengivite, entre diversos outros problemas. Mas algumas vezes o problema está relacionado a saúde do organismo como um todo, o mau hálito pode aparecer como forma de nos alertar que existe algo errado acontecendo com o nosso organismo. Por isso, se você tem feito uma boa higiene bucal, tem cuidado para evitar o mau hálito, e ainda assim ele persistir, procure um médico.

Como tratar o mau hálito?

Primeiramente é importante consultar um dentista, isto porque somente ele será capaz de identificar mais precisamente qual é o causador do seu mau hálito. Desta forma, fica muito mais fácil saber o que fazer para acabar com ele.

Como evitar o mau hálito

Você pode tomar algumas medidas para evitar que este problema apareça, assim não será preciso passar por tratamento, e nem pelo constrangimento de ter mau hálito, muitas vezes sem nem mesmo notar.

Evite ficar longos períodos sem se alimentar. Manter o estomago vazio faz com que sua saliva comece a ressecar, e isto causará mau hálito.

Faça uma boa escovação, utilize escovas adequadas, troque sua escova de 3 em 3 meses, nunca se esqueça de escovar língua e bochechas, e sempre use o fio dental.

Beba muita água, manter-se hidratado evita que a sua boca fique ressecada, o que por consequência evitará também o mau hálito.

Vá ao dentista regularmente para que ele possa te aconselhar e detectar quaisquer tipos de problemas bucais que você possa ter. Além disto, visite sempre um médico, para fazer um check-up, verificar se está tudo ok com a sua saúde, isto evita que você tenha alguma doença, e que por conta disto o mau hálito apareça.

Alimentos que podem te ajudar a evitar este problema

Além destas precauções básicas, também existem alguns alimentos que podem ser ingeridos para auxiliar na prevenção do mau hálito, legal né? Vamos ver quais são estes alimentos e como eles funcionam contra o mau hálito:

Alguns alimentos como o aipo, maçã, cenoura e pepino, funcionam como uma ‘escova de dentes natural’, eles combatem o mau hálito da maneira mais eficaz: cortando o mau pela raiz. Eles limpam os dentes de maneira satisfatória, eliminando boa parte das bactérias e, consequentemente, os maus odores. Importante: Isto não quer dizer que você deve comer estes alimentos e deixar de escovar os dentes, nenhum método é melhor do que uma boa escovação.

O limão também age como um ‘limpador’, graças à suas propriedades adstringentes e bactericidas. O mais legal é que o limão não limpa somente a boca, ele também age em todo o sistema digestivo, além de regular o intestino. 

Vale lembrar que pessoas com problemas estomacais, como a gastrite, devem maneirar na dose.
O gengibre também faz parte do time de adstringentes, auxiliando na limpeza bucal. Além disto, ele ainda tem poderes antioxidantes e anticoagulantes, mais motivos positivos para você aderir a este alimento.

Por fim, a mais conhecida: hortelã. Mastigar folhas de hortelã te dará uma sensação de frescor e um aroma agradável ao seu hálito. Além disto, o suco que a planta irá soltar no ato da mastigação deve ser ingerido, pois é um acelerador da digestão, trazendo benefícios para o seu sistema digestivo.


Um comentário:

  1. Algumas dicas interessantes para melhorar o mau hálito. É sempre aconselhável consultar um especialista, se o problema persistir. Saudações.

    ResponderExcluir

Google+