9 receitas caseiras para acabar com a caspa




Tratamentos caseiro para caspa


Sabemos que dentre os problemas mais comuns referente ao couro cabeludo, encontra-se a indesejada caspa. Hoje vamos aprender algumas receitas caseira para acabar com a caspa. Ninguém merece colocar aquela belíssima roupa preta e alguns minutinhos depois aparecerem aqueles pontinhos brancos. Só quem passou sabe a vergonha que é, não é mesmo?


O que é a caspa?

Pois bem as caspas ou dermatite seborreica é uma lesão no couro cabeludo que pode se estender a orelhas, ouvidos, nariz e outras partes do rosto. A pele descama e desprende do couro dando origem a placas avermelhadas, coceira e até mesmo queda do cabelo!

A caspa é contagiosa?
Ao contrário do que se pensa, ela nem sempre é contagiosa e tem duas possíveis causas: couro cabeludo oleoso, não contagioso, ou presença do fungo Pityrosporum ovale que é contagioso.
A dermatite seborréica tem cura e para isso pode ser feito uso de xampus, remédios e até mesmo, quem diria, diversos tipos de tratamentos caseiros.
E como nós adoramos soluções caseiras, com baixo custo e de quebra naturais, vamos as receitas:

1. Solução a base de folhas de sabugueiro para caspa
Essa receita é extremamente simples e bastante eficiente. Você vai precisar de:
1 punhado de folhas de sabugueiro (cerca de 2 colheres de sopa) picadas;
1 copo de água;

Misture os ingredientes e leve o fogo até ferver e reserve. Espere a solução esfriar, coe bem e lave os cabelos normalmente e ao final passe a solução no couro cabeludo massageando bem e deixe secar naturalmente. 
2. Chá de carqueja para acabar com a caspa
A carqueja é um ótimo remédio para a caspa, pois ela limpa as impurezas do sangue e isso é parte essencial e complementar no tratamento de combate a caspa.
Ingredientes:

O equivalente a 2 colheres de sopa de folhas de carqueja picadas
500 ml de água

coloque os ingredientes na panela e deixe ferver por 5 minutos. Espere esfriar e coe. Você pode diluir em 1 litro d’água e tomar durante o dia inteiro.
3. Loção de louro

Ingredientes:
3 colheres (chá) de folhas de louro trituradas
1 litro de água fervente

Adicione as folhas em um recipiente com a água e deixe sob infusão até esfriar totalmente.  Aplique no cabelo antes de lavar e deixe agir por aproximadamente 2 horas.

4. Loção de tomilho para acabar com a caspa
Com propriedades antisépticas, esse chá ajuda a combater as caspas e aliviar a coceira.
Ingredientes:

O equivalente a 4 colheres de tomilho
2 xícaras de água fervente
Adicione as folhas na água fervente e deixe tapado sob infusão até que esfrie. Coe e aplique no couro cabeludo após lavar normalmente o cabelo, massagear delicadamente e deixar secar naturalmente.

5. Loção de alecrim para acabar com a caspa
Ingredientes:

1 colher de sopa de alecrim
1 xícara de água fervente
Adicione as folhas em um recipiente com a água e deixe sob infusão até esfriar totalmente. Coe e aplique no couro cabeludo massageando e deixe secar normalmente.

6. Sumo da folha de couve para acabar com a caspa
Ingredientes
4 folhas de couve
Macere as folhas de couve e passe a solução diariamente no couro cabeludo.

7. Vinagre apara acabar com a caspa
Por se tratar de um anti séptico por natureza, o vinagre é excelente combatente da caspa. Ele pode ser usado de duas diferentes formas:

Após lavar os cabelos normalmente, pegue um algodão e aplique o vinagre delicadamente no couro e deixar secar naturalmente. Essa pode ser mais efetiva, mas o cheirinho não é nada agradável, então você pode inverter o processo: antes de lavar o cabelo aplique da mesma forma o vinagre por todo o couro cabeludo e deixe agir por 2 minutos e lave normalmente.

8. Solução de ervas naturais para acabar com a caspa
Essa solução também anti-bactericida auxilia na neutralização do pH do couro cabeludo.
Ingredientes:

1 colher de salvia seca
1 colher de chá de tomilho seco
1 copo de água fervente
80 ml de vinagre do tipo sidra
gotas de óleo eucalipto
gotas de óleo de alfazema

Despejar as folhas sobre a água fervente e tapar, deixar agir por infusão até que esfrie e em seguida coar. Adicione todos os outros ingredientes a solução e misture bem e está pronto.
Aplicar suavemente por todo o couro cabeludo e deixe agir por 5 minutos e em seguida lave normalmente.

9. Dieta balanceada para acabar com a acaspa
Diversas situações favorecem o aparecimento das caspas, como o estresse e a má alimentação. Problemas digestivos, no fígado e até mesmo a constipação intestinal podem ser causadores de caspas. Para combater a caspa seborréica, é necessário sobretudo mudar o modo de vida.

A dieta para tratar a caspa é baseada na eliminação de laticínios e alimentos gordurosos. O ideal também é consumir frutas frescas, cereais, sementes, verduras e legumes crus. Além disso, é imprescindível tomar pelo menos 2 litros de água por dia.

Essas são algumas receitas caseiras para acabar com a caspa que realmente funciona, escolha uma e seja beneficiada pelos resultados. Eu particularmente uso o alecrim seco na umectação com óleos ou shampoo e funciona muito bem.

Veja mais dicas
Aprenda como emagrecer com gengibre
Selagem capilar caseira com vinagre de maçã e condicionador
Shampoo com cafeína para acelerar o crescimento dos cabelos
Como ter a cintura mais fina

Se gostou da matéria clica no +1

Tags receita caseira para caspa, como acabar com a caspa, tratamento caseiro para caspa, como eliminar a caspa, como reduzir a caspa, shampoo para caspa, o que é bom para caspa, alecrim para caspa, produtos para caspa.

Um comentário:

  1. ola, meu nome é jonathan essas formas caseiras realmente funcionam ?? me ajude por favor.
    Já estou com caspa à 1 ano e nada acontece, mesmo eu usando shampoo anti-caspa

    ResponderExcluir

Google+